Em diversos cantos, de diversas bocas, ouvem-se as tão famosas frases “o punk está morto”, “o punk é uma moda”, “o punk virou algo comercial”, entre tantas outras que poderiam soar desembasadas, não fossem alguns conflitos internos dentro do movimento punk no contexto atual.
Sabe-se que o punk é contestação, é ação, é consciência, é respeito mútuo, é a diversidade de culturas... Mas, na sociedade contemporânea, o que o punk contesta? Quais são suas ações? O que o punk tem por consciência em seu plano de ação? Há, de fato, o respeito mútuo? E quanto a diversidade de culturas, em quais delas o punk se identifica ou se espelha?
Devemos nos atentar a uma série de questões que ultrapassam a visão de muitos militantes, já que lidamos com uma sociedade não habituada a ideias libertárias, onde pessoas não conseguem enxergar o quão violados estão seus direitos.
É necessário um plano de ação, uma consciência acerca de questões delicadas, é necessário rever e repensar muitas atitudes, pois a evolução pessoal é tão importante quanto a revolução social.
Neste documento, pretendo abordar algumas dessas questões e propor novas formas de lidar com a sociedade e com a militância enquanto punk.
Esse documento sugere a reflexão sobre o que cada punk, em seu íntimo, traz consigo para contribuir com a luta pelas liberdades.
Espero, dessa forma, contribuir e ampliar o diálogo entre os punks, aumentando a interação entre todos os militantes.
ÊRA PUNK! Paz e Consciência!
Mao Punk
Êra punk! Este material que foi escrito em 2010, direcionado ao movimento punk e a quem quer conhecer sobre o assunto. Em 2021 fiz a revisão e atualização do material, preservando as ideias essenciais, mas modificando trechos que não mais condizem com um pensamento em eterna evolução. Trata-se de um documento baseado na minha vivência dentro do movimento entre 2006 e 2010, mas que ainda se aplica aos anos posteriores. - Por Mao Punk
cada um de nós serve de espelho para a habitual e futura mudança, com tudo se aprende, com o possível se desprende!!! Vc escreve bem!!! ta afim de participar de um split-zine....?
ResponderExcluiré a união de um zine chamado "inssurreição" de um camarada e "sujem as ruas" no qual faço parte...seus textos tem o propósito da próxima edição, não desprende o punk de uma postura política, e falar abertamente sobre o tal...
Qualquer coisa entra em contato:
joaopunkcore@hotmail.com
http://www.facebook.com/jpunkxcrustx
abraços...joao!